BIOGRAFIA

Na madrugada de 16 de Agosto de 1958, Madonna Louise Ciccone nasceu no Hospital de Bay City, Michigan. Filha de Madonna Fortin, natural do Quebec, e Silvio Ciccone, com antepassados italianos, Madonna é a rapariga mais velha de uma família de 8 irmãos, sendo que dois deles, Anthony e Martin, são mais velhos e Paula, Christopher e Melanie nasceram posteriormente.
Madonna viveu toda a sua infância em Pontiac e Rochester Hills, duas cidades nos arredores de Detroit e o catolicismo sempre foi um acto muito presente na educação da família Ciccone, tendo Madonna acrescentado até Veronica ao seu nome aquando da realização do Crisma.
Quando tinha apenas 5 anos, a sua vida dá uma grande reviravolta, pois no fim do ano de 1963 a sua mãe falece de cancro da mama, com 30 anos de idade. Com isto, passado algum tempo o seu pai volta a casar, desta vez com Joan Gostafson, mãe de Mario e Jennifer, dois meios-irmãos de Madonna.
Foi com 14 anos e contra a vontade do pai que Madonna começou a ter aulas de Ballet com o professor Chrystopher Flynn, que viria a ser mais tarde o grande impulsionador da sua ida para Nova Iorque. Com um QI de 140, sempre foi uma excelente aluna, chegando até a frequentar o curso de dança na Universidade do Michigan, curso este que não chegou a terminar devido à sua mudança para a cidade de todas as oportunidades. Reza a lenda que Madonna chegou a Nova Iorque com apenas 35 dólares no bolso e pediu ao taxista que a levasse ao centro de tudo. Os primeiros anos na grande cidade ficaram marcados pelas grandes dificuldades financeiras, tendo trabalhado nos mais variados sítios, como o Dunkin’ Donuts e em limpeza de casas, para pagar a escola de dança e a renda de casa.
Em 1979, após ter feito uma das muitas audições para um musical da Broadway, Madonna foi chamada não para o espectáculo, mas para uma carreira a solo. Assim foi levada para Paris para ser “transformada” numa cantora. No entanto, apesar de ter percebido durante esse tempo que gostaria de ser cantora, entendeu que não era assim que queria que as coisas ocorressem, queria ser cantora mas por mérito e esforço próprio e não fabricada. Por isso, regressou a Nova Iorque onde ingressou na banda The Breakfast Club, liderada por Dan Gilroy, que a ensinou a tocar guitarra e bateria. A banda terminou em 1980 e Madonna criou outra, intitulada Emmy, com um antigo namorado, Stephen Bray. Cedo começaram a afastar-se da banda em si e começaram a criar canções em conjunto.
Em 1981, devido às graves dificuldades financeiras que eram uma constante desde que chegara a Nova Iorque, Madonna participou como Backing Vocal em três canções de um cantor alemão, Otto Von Wemherr, que anos mais tarde viria a utilizar essas mesmas gravações para facturar às custas do sucesso que a cantora atingira a nível mundial. Nessa mesma altura, uma cassete que continha as gravações que Madonna e Bray criaram foi entregue ao produtor e DJ Mark Kamins, que posteriormente a fez chegar à discográfica Sire Records, pertencente à Warner Bros, que viria a contratar Madonna em 1982.
Primeiramente o contrato era para apenas um single, mas graças ao sucesso que Everybody alcançou, foi permitido a Madonna lançar o seu primeiro álbum, com nome homónimo mas também conhecido por The First Album. Este primeiro single foi produzido por Madonna e Mark Kamins, tendo sido lançado no mercado em finais de 1982. Com o lançamento do álbum ainda surgiram os singles Burning Up e Holiday, musica produzida por Jellybean Benitez. Em 1984 a carreira de Madonna estava em claro crescendo e é lançado em Novembro o seu segundo álbum, Like a Virgin.
O primeiro single, que deu o nome ao álbum, foi apresentado nos MTV Video Music Awards, numa mítica apresentação onde Madonna surgiu vestida de noiva do interior de um bolo de casamento, tendo cantado a música de forma bastante provocadora e acabando a rebolar-se pelo chão do palco. A apresentação foi considerada extremamente ousada para os padrões da época e a imagem da cantora ficou marcada pelo episódio.
No ano de 1985 Madonna conquistou o mundo com os bem sucedidos singles Material Girl e Crazy for You. Em Julho desse mesmo ano estreia o filme Desperately Seeking Susan, no qual Madonna acabou por ofuscar a protagonista, Rosanna Arquette.
No dia 13 de Julho participou no evento Live Aid, organizado por Bob Geldof com o objectivo de angariar fundos para erradicar a fome em África. É também em 1985 que Madonna se estreia no palco em nome próprio, com a The Virgin Tour, que passou pelos Estados Unidos e Canadá. Nesse ano a vida privada de Madonna também tem principal destaque, ao casar-se com Sean Penn, no dia do seu vigésimo sétimo aniversário. Durante os anos seguintes o casal viria a ser constantemente notícia nos jornais devido ao comportamento violento de Sean Penn.
O ano de 1986 fica essencialmente marcado pelo lançamento de True Blue e pelo inicio das colaborações com Patrick Leonard, que continuaram durante muitos e bons anos. Também neste ano surge a segunda investida de Madonna no cinema, ao lado do marido, no filme Shanghai Surprise, que para além da fraca performance nas bilheteiras, foi também alvo de duras críticas ao trabalho de Madonna como actriz, criticas essas que viriam a ser basicamente uma constante daí para a frente.
Apesar do fracasso cinematográfico, Madonna não desiste de tentar a sua sorte nesta arte e no ano seguinte é protagonista da longa-metragem Who’s That Girl, que deu também origem a uma tournée mundial e a uma banda sonora com o mesmo nome, ficando esta própria frase bastante vincada na carreira da cantora. Em 88 surge a primeira aventura pelo teatro, com a peça Speed The Plow, no entanto o que marcou fortemente este ano foi a vida privada, graças ao divórcio de Sean Penn, após anos de um casamento muito atribulado.
Tendo como pano de fundo e principal inspiração os últimos acontecimentos da sua vida privada, em 1989 surge a primeira obra-prima da carreira, o álbum Like a Prayer. Aclamado pela crítica e pelos fãs, este álbum viria a tornar-se o maior sucesso de Madonna até então. O videoclipe da faixa título gerou imensa polémica, envolvendo santos negros, cruzes a arder e Pepsi. A marca de refrigerantes tinha um contracto milionário com a cantora, mas ao ver a dimensão assustadora que se estava a desenvolver em torno da situação, viu-se obrigada a cancelar o anúncio publicitário que tinha Madonna como protagonista e Like A Prayer como música de fundo. O álbum ainda originou outros sucessos planetários, como Express yourself e Cherish.
Em 1990 Madonna voltou a tentar a sorte no mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, ao lado do actor Warren Beatty, que viria a ser seu namorado. Do filme surgiu também uma banda sonora chamada I’m Breathless: Music from and Inspired by the Film “Dick Tracy”. Foi neste álbum que surgiu o maior sucesso que Madonna alguma vez tinha experimentado até então, a música Vogue.
Sonner or Later, também incluída no álbum, ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimónia de 1991, à qual esta compareceu acompanhada pelo falecido rei da pop, Michael Jackson.
No final desse ano foi lançado o primeiro álbum de Greatest Hits, The Immaculate Collection, que ainda hoje é a colectânea mais vendida no mundo por uma artista feminina, com quase 40 milhões de cópias vendidas.
Neste álbum foram incluídas duas músicas inéditas, Justify My Love, escrita e produzida em colaboração com Lenny Kravitz, e Rescue Me.
O vídeo de justify my love foi banido pela MTV devido ao seu conteúdo sensual e erótico. Face a este contratempo, a editora de Madonna optou por lançá-lo comercialmente em VHS, sendo assim o primeiro Video Single alguma vez lançado e vendendo mais de 400 mil cópias apenas nos Estados Unidos.
Em 1991 foi lançado o polémico documentário Truth or Dare/In Bed With Madonna, no festival de Cinema de Cannes. Este documentário leva-nos numa viagem pelos bastidores da Blond Ambition Tour, que percorreu o mundo em 1990 com um sucesso esmagador.
Este filme trouxe a Madonna o primeiro Grammy da sua carreira, na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo.
A 21 de Outubro de 1992, viu a luz do dia um dos trabalhos mais polémicos de toda a sua carreira. O livro SEX, com fotografias eróticas tiradas por Steven Meisel, onde Madonna aparece nua e acompanhada de diversas celebridades, como Naomi Camphell e o rapper Vanilla Ice, retratando fantasias eróticas da cantora.
Simultaneamente é lançado o álbum de originais Erotica, de onde foram retirados vários sucessos, como a faixa titulo, Rain e Deeper and Deeper. O vídeo do primeiro single foi mais uma vez controverso devido ao seu conteúdo e apesar desta feita não ter sido banido dos ecrãs da MTV, foi ainda assim penalizado no horário, podendo apenas ser transmitido depois da meia-noite.
Agregado a este álbum veio mais uma polémica Tourné mundial de sucesso estrondoso, The Girlie Show.
Depois da controvérsia gerada ao longo destes dois anos, Madonna viu a sua carreira em risco caso não mudasse drasticamente a sua imagem pública, tendo assim em 1994 surgido com um álbum claramente mais calmo e romântico que o anterior, Bedtime Stories. Nele estão inclusos os hits Secret, Take a Bow e outros.
Um ano mais tarde é lançada a primeira colectânea de baladas, Something to Remember, que para além de juntar as baladas mais famosas da sua carreira até ao momento, inclui também 3 faixas inéditas: You’ll see, One more chance e I want You.
Em 1996 Madonna engravidou e dia 14 de Outubro Deu à luz Lourdes Maria Ciccone Leon, mais conhecida por Lola, fruto da sua relação com o personal trainer Carlos Leon. Durante a gravidez, Madonna filmou o filme mais marcante de toda a sua carreira, Evita, no qual ela encarna a primeira-dama Argentina, Eva Perón. O filme recebeu variadas nomeações importantes e acabou por ser galardoado com diversos prémios, como dois globos de Ouro, incluindo o de Melhor Actriz para Madonna e um Oscar de Melhor Canção Original por You Must Love Me. Pouco tempo depois Madonna termina o seu relacionamento de 4 anos com Carlos Leon, embora continuem até hoje a ter uma boa relação de amizade e ele seja um pai presente na vida de Lola.
No ano de 1998, após quatro longos anos sem lançar um álbum de originais em nome próprio, Madonna surge mais madura, mais calma, mais espiritual e com um estilo musical mais uma vez renovado. O álbum Ray Of Light absorve influências de techno, com misturas de guitarras eléctricas e acústicas e com camadas de produção de um estilo chamado Ambient, magistralmente produzido por William Orbit. Tem também muitas influências de Cabala, estudo que Madonna iniciou quando estava grávida. A nível de letras, revela-se mais pessoal e espiritual e a sua voz apresenta-se mais afinada, limpa e potente, graças à experiência e capacidades vocais que aprendeu a utilizar durante as gravações do musical Evita. Foi, tal como Like A Prayer, um álbum bastante aplaudido por fãs e pela crítica, valendo a Madonna vários prémios, incluindo quatro Grammy, seis VMA’s e dois EMA’s.
Deste álbum saíram verdadeiros clássicos, como Frozen, The Power of Goodbye e Ray of Light. Em 1999 Madonna ganha mais um Grammy, desta vez com a musica Beautiful Stranger, pertencente à banda sonora do filme Austin Powers: The Spy Who Shagged Me. Foi também neste ano que Guy Richie apareceu em cena.
Em 2000 é lançado o álbum Music, ainda com influências electrónicas, misturando no entanto uma sonoridade Country. A faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira de Madonna e o seu vídeo foi gravado quando Madonna estava grávida do seu segundo filho, Rocco John Ciccone Richie, fruto da sua relação com o realizador Britânico Guy Richie, e que viria a nascer em Agosto, prematuro e com problemas respiratórios.
Ao regressar a casa dias depois de ter dado à luz Rocco, que acabou por ficar de perfeita saúde, Madonna foi pedida em casamento por Guy, cerimónia essa que viria a acontecer no dia 22 de Dezembro no castelo Skibo na Escócia.
Em 2001 Madonna regressa aos palcos, após 8 anos de jejum, com a Drowned World Tour e dois anos mais tarde foi lançado o álbum American Life, inspirado pelo clima de pré-guerra que se fazia sentir entre os EUA e o Iraque. O álbum tem uma mensagem crítica e bastante pessoal, numa sonoridade que mistura sintetizadores e guitarras acústicas. O primeiro single, de nome homónimo, teve o seu vídeo proibido de passar nas televisões um dia após o seu lançamento pela própria Madonna, alegando respeito pelos soldados. Dias depois foi lançada uma versão muito mais leve e simples do mesmo, no qual aparecem bandeiras de vários países do mundo como pano de fundo.
Apesar de toda a qualidade inerente ao mesmo, este álbum foi o maior fracasso de vendas da carreira de Madonna. No entanto, tanto a faixa título como Hollywood e Love Profusion acabaram por ter uma boa aceitação do público, manifestando-se razoavelmente bem nas tabelas musicais de todo o mundo.
Hollywood chegou a ser protagonista de mais uma apresentação polémica de Madonna nos VMA’s, desta vez na companhia de Britney Spears, Christina Aguilera e Missy Elliot, num medley que juntou esta música ao hit dos anos 80 Like a Virgin. Foi nesta controversa performance que Madonna beijou na boca Spears e Aguilera, escandalizando muita gente e fazendo as manchetes e notícias durante semanas.
Britney e Madonna chegaram ainda a colaborar noutra música, Me Against the Music, incluída no álbum In The Zone de Spears.
Em 2004 Madonna embarcou na tourné mundial mas espectacular da sua carreira até a data, The Re-Invention Tour, na qual interpretou vários sucessos da sua carreira, para além de algumas músicas do último álbum. Esta terminou em Portugal, com dois concertos esgotados no Pavilhão Atlântico, nos dias 13 e 14 de Setembro. Apesar do sucesso que teve e dos dois concertos no nosso país terem sido filmados, esta não foi ainda lançada em DVD para desespero dos fãs, no entanto, após longos anos de espera, caiu na rede recentemente aquele que se diz ser o DVD não editado do concerto de dia 13 em Lisboa, que permite já acalmar, mesmo que pouco, os ânimos.
Durante esta digressão foi gravado um documentário intitulado I’m Going To Tell You A Secret, que mostra os bastidores da tourné bem como a sua relação com a família, mas que revela uma Madonna muito diferente daquela presente no documentário de 1990, muito mais calma e espiritual.
Em Novembro de 2005, chega ao mercado o novo álbum de originais, Confessions On a Dance Floor, que é considerado por muitos fãs e críticos como um dos melhores da sua carreira. O álbum estreou-se em primeiro lugar em 41 países, entrando para a história como o disco que estreou em #1 em mais países. Vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo mundo e apresenta um estilo bastante electrónico, tendo sido produzido em colaboração com Stuart Price, Mirwais e Bloodshy&Avant.
O primeiro single, Hung Up, contém um sample da musica Gimme Gimme Gimme dos Abba e foi um sucesso esmagador no mundo inteiro, tendo sido #1 em 47 países, quebrando o recorde detido pelos Beatles.
Foi apresentado pela primeira vez em Lisboa, no MTV EMA’s de 2005. Desse álbum saíram também outros hits, como Sorry, Get Together e Jump.
Em 2006 teve inicio mais uma tourné mundial, The Confessions Tour. Foi considerada a mais lucrativa de todos os tempos por uma artista feminina, no entanto, essa marca seria ultrapassada pela própria Madonna com a sua mais recente Sticky And Sweet tour, sendo esta então a mais lucrativa por um artista a solo.
Foi também em Outubro deste ano que Madonna e Guy Richie adoptaram David Banda do pobre País africano do Malawi.
Em Fevereiro de 2007, Madonna lança a colecção M by Madonna pela marca sueca H&M. Nessa colecção é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados pela cantora. Bateu o recorde de vendas, com 15 milhões de artigos vendidos na semana de lançamento. Recebeu também em 2007 o Grammy de melhor Álbum dance/electrónico pelo álbum Confessions On A Dance Floor.
Em Março de 2007 Madonna foi a imagem de um projecto arquitectónico de luxo na baía de Toquio, cujo nome é Brillia Mare Ariake. Tanto as fotos como os comerciais de TV foram feitos por Steven Klein.
Em Julho Madonna participou em mais um evento para tentar consciencializar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global do planeta, no ‘festival’ Live Earth, organizado por Al Gore. Madonna lançou a musica Hey You especialmente para o evento e fez uma performance fascinante, que rapidamente foi considerada a melhor do dia.
A 16 de Outubro a Rainha assinou contrato com a Promotora de Eventos Live Nation, deixando para trás a Warner Bros, que tinha sido a sua discográfica desde o inicio. O contrato tem a duração de 10 anos e inclui a exploração ao máximo da marca “Madonna”. O valor do contrato está estimado em 120 milhões de dólares.
Em 2008 recebe mais um grammy pelo dvd da Confessions Tour e recebe 15 milhões de dólares apenas por ceder imagens de arquivo e um trecho da musica Ray of Light à SunSilk. Foram utilizadas a nível mundial na campanha de champôs e outros produtos capilares. É lançado também o primeiro filme realizado por Madonna, Filth and Wisdom. Foi apresentado em diversos festivais de cinema, incluindo Cannes.
Chega ao mercado Hard Candy, álbum com fortes sonoridades R&B e Hip-Hop misturadas com pop e dance. Os principais colaboradores são Timbaland, Justin Timberlake e Pharrel Williams. O álbum estreou em primeiro lugar em 37 países, incluindo nos EUA, tornando-a a segunda cantora com mais #1 na Billboard, com 7 discos, apenas atrás de Barbra Streisand que possui 8. O primeiro single foi 4 minutes, um dueto com a sensação pop Justin Timberlake e o segundo Give it to me em colaboração com Pharrel.
Em Agosto iniciou-se a que viria a ser a tourné mais lucrativa de todos os tempos por um artista a solo, com lucros superiores a 280 milhões de dólares, passando por diversos países da Europa e América do Sul, para além dos EUA e Canadá. A Sticky and Sweet Tour. Em Outubro foi a sua vida pessoal que teve maior destaque na imprensa mundial. Após meses de especulação, a porta-voz da cantora anuncia o divórcio de Madonna e Guy Richie, após 8 anos de casamento. A oficialização aconteceu a 21 de Novembro e Madonna ficou com a guarda dos filhos que tinham em comum.
Em Dezembro a cantora fez uma sensual sessão fotográfica no Brasil para a revista W, ao lado de diversos modelos do país, incluindo Jesus Luz, que tem vindo a ser ligado a Madonna como seu namorado desde então.
Em Junho de 2009 adoptou mais uma criança do Malawi, desta vez uma menina, Mercy James. Após anos de luta, Madonna foi finalmente autorizada a adoptar a menina de 4 anos.
No dia 4 de Julho de 2009, Madonna reiniciou a sua tourné mundial Sticky and Sweet, para mais alguns concertos na Europa. Pela primeira vez na sua carreira, a cantora prolongou uma tourné mundial. Esta segunda etapa possui algumas diferenças a nível de setlist e figurinos e estes novos concertos possuem também uma bonita homenagem a Michael Jackson que morreu em Junho de 2009.
Esta segunda parte da tournée teve também as suas polémicas, especialmente com líderes religiosos dos Países de Leste, que se sentiram ultrajados com praticamente tudo o que a Madonna fez, implicando até com as datas dos espectáculos. Em Agosto a cantora fez uma pausa no seu aniversário e viajou até á pequena cidade de Portofino, em Itália. Estas pequenas férias fizeram correr muita tinta nos jornais e revistas do mundo inteiro, devido às diversas fotos que surgiram e que oficializaram o namoro de Madonna com o modelo Brasileiro Jesus Luz, após meses de expeculação.
A tournée continuou e o último concerto em Israel reservou diversas surpresas, entre as quais a subida ao palco dos dois filhos mais velhos de Madonna. Rocco actuou como DJ durante a performance de Music e Lola sentou-se ao piano em Devil Wouldn’t Recognize You, para além de se ter juntado à mãe e aos dançarinos na última música, Give It To Me.
Chegando finalmente ao fim, a Sticky and Sweet tour bateu diversos recordes de audiência e facturou mais de 408 milhões de Dólares, tendo-se tornado definitivamente a tournée mais lucrativa de sempre por um artista a solo e ocupa agora um sólido segundo lugar como a tournée mais lucrativa de todos os tempos.
No final de Setembro surge o lançamento da colectânea Celebration, que conta com duas músicas inéditas, Celebration e Revolver. As várias versões feitas para o vídeo do primeiro single contam com a presença de Jesus Luz, Lola e diversos bailarinos da Sticky and Sweet Tour. É usado nas várias versões o remix feito por Benny Benassi e não a música original produzida por Paul Oakenfold. A segunda faixa inédita é produzida em colaboração com Frank E. e tem a presença do rapper Lil Wayne. Não foi lançado nenhum vídeo promocional inerente a esta música.
A colectânea tem duas versões, de 1CD e 2CD, e conta também com uma edição em DVD, com praticamente todos os vídeos feitos por Madonna ao longo da carreira. Esta colectânea foi o último trabalho lançado por Madonna sob o selo da Warner Bros.
Em 2010 surgiram vários rumores de uma colaboração entre Madonna e o DJ do momento, David Guetta. No entanto, e apesar deste ter afirmado que a música está finalizada, esta não foi lançada ainda comercialmente.
Em 2010 Madonna participou, juntamente com muitos outros artistas, no evento “Hope For Haiti”, onde cantou Like a Prayer. Este evento procurou angariar fundos para ajudar as vitimas do terramoto que devastou aquele país no inicio do ano.
Este também foi o ano em que as colaborações entre Madonna e a dupla italiana Dolce & Gabbana tiveram grande destaque, pois a cantora tornou-se a imagem de marca da Griffe em duas colecções. Foi criada também uma nova colecção de óculos de sol, a MDG, e para estas três colaborações existem três ensaios fotográficos distintos, que foram mostrados ao mundo em todas as lojas D&G e muitos oculistas.
Foi em 2010 que Madonna fez também um dos melhores photoshoots dos últimos anos, fotografado por Mert & Marcus e publicado na Revista Interview.
Em Agosto deste mesmo ano, Madonna lança, em colaboração com a sua filha Lola, uma linha de roupas exclusiva para as lojas norte-americanas Macy’s. O sucesso desta parceria revelou-se com o grande aumento de vendas na cadeia de lojas e as inúmeras críticas positivas ao trabalho da dupla Ciccone na sua colecção “Material Girl”.
Também neste ano Madonna dedicou-se especialmente à realização da sua primeira longa-metragem a sério, após uma primeira tentativa com Filth & Wisdom em 2006. O empenho da cantora em retratar em W.E. a história de Wallis Simpson e o Rei Eduardo VIII, tem sido visível ao longo dos mesmos, passando as filmagens por vários pontos do globo, incluindo França, Inglaterra e Estados Unidos.



0 comentários: